Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, no Japão, 5° quinto filho de Jirosaku Mareshiba Kano, alto funcionário da marinha imperial, seus pais queriam que seguisse a carreira de diplomata ou político, mas Jigoro Kano preferiu o magistério, embora de personalidade marcante, possuía físico franzino, medindo 1,50 metro de estatura e pesando 48 kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes.
Com 11 anos de idade foi mandado para Tóquio para estudar o idioma inglês, então indispensável para o progresso em qualquer sentido, e que possibilitou mais tarde tornar-se professor e tradutor dessa língua, e ainda montar sua própria escola em Tóquio, a Kobukan (escola de inglês).
Em fevereiro de 1882, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de judô denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade). A Kodokan estava localizada no segundo andar de um templo budista. O primeiro aluno inscreveu-se em 5 de junho de 1882, chamava-se Tomita. Depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo. As idades oscilavam entre 15 e 18 anos. Kano albergou-se e ocupou-se deles como se fosse um pai. Foi um período difícil, mas apaixonante, o jovem professor não tinha dinheiro e o shiai-jo media 20m², mas a escola progrediu e em breve tornou-se célebre.
Nesse momento iniciava-se a vida do grande mestre Kano do Japão para o mundo.
Comentarios