Você já parou para pensar sobre situações do bairro onde mora? Ou talvez a respeito de assuntos ligados ao desenvolvimento de sua cidade? E quanto ao seu país, conseguiria listar todos os “problemas” que precisam ser resolvidos em escala nacional?
Pois é, muitas vezes essas questões passam despercebidas por nós, e dessa forma acabamos não contribuindo para resolver certos problemas que podem ser do interesse coletivo.
Quando falamos sobre interesses coletivos, estamos dizendo a respeito da cidadania, que é o conjunto de direitos e deveres do cidadão, ou seja, das pessoas que são naturais ou naturalizadas de um Estado, que em nosso caso é o brasileiro.
O conceito de cidadania está ligado ainda à ideia de que somos participantes da política de nosso país, estado e cidade, através de nossas ações políticas, por exemplo, o voto para eleger os representantes – vereadores, prefeito, governador, etc.
Para que um cidadão tenha conhecimento de seus deveres e direitos, é preciso que o tema cidadania esteja presente em contextos educativos diversos: a família, que nos ensina os costumes da sociedade em que vivemos; a escola, que tem o objetivo de instruír desde a linguagem escrita até os conhecimentos históricos do mundo; e também outros contextos, como de arte e de cultura, onde podemos ter contato com temas relacionados à cidadania, apresentados em formato, por exemplo, de uma apresentação de dança, e não apenas em apresentações, mas também em situações de aprendizagem, como em uma aula de teatro de fantoches. Falando específicamente sobre esse contexto artístico e cultural mas também educativo, é possível que sejam abordados assuntos como a representatividade política, o direito da mulher ao voto, a igualdade de gênero, inclusão social, diversidade étnica, diversidade religiosa, preservação ambiental e diversos outros que se relacionam à cidadania e que se tornam meios para o desenvolvimento humano e de aspectos como caráter, respeito, capacidade de comunicação e diálogo para resolver conflitos, solidariedade, consciência ambiental, responsabilidade social, etc.
Podemos perceber com essa breve reflexão que a cidadania está presente em diversos contextos de que fazemos parte, e que abordar esse tema nos leva a vários assuntos que também vivenciamos em nosso cotidiano. Assim, quando pensamos em nossa sociedade – bairro, cidade, estado e país – não podemos deixar de pensar que dela fazemos parte, e que temos um papel fundamental enquanto cidadãos, que precisamos ter acesso e exercer nossos direitos, e cumprir com nossos deveres de acordo com o que é correto. Agora que já entendemos um pouco sobre a importância da cidadania e sua presença em diversos contextos, vamos começar a aplicá-la em nossas vidas!
Luís Fernando Saab
Educador Social de Arte e Cidadania
Instituto Sementinha/ CEU das Artes Vila Nova União
Referências:
BARROS, Jussara. Cidadania na sala de aula. in Brasil Escola [online]. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/cidadania-na-sala-aula.htm;
SILVA, Antonia Almeida. Educação e pluralidade sociocultural: instituições, sujeitos e políticas públicas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2011.
Comentarios